Introdução a História da Arte

Introdução a História da Arte Espaço Cultural A Coisa

O conteúdo do curso Introdução a História da Arte apresentará a produção artística de diversos períodos da história, respeitando sua sequencia cronológica, abordando as intenções que estimularam sua produção, a exemplo das questões econômicas, religiosas e políticas de cada época.

O curso será composto por aulas, os quais apontarão continuidade temporal aos períodos da História da Arte, desde os seus primórdios até a arte produzida nos nossos dias.

Este Curso Introdução a História da Arte apresenta um panorama da arte desde as primeiras manifestações do período Paleolítico dos homens das cavernas, passando pela arte Antiga, Medieval, Renascentista e Barroca e seguindo pela primeira modernidade Neoclássica até a Art Nouveau no final do século XIX (pré-modernismo).

Você está próximo de descobrir a base de toda história da cultura humana.

Produtor: Espaço Cultural A Coisa

Introdução a História da Arte

Introdução a História da Arte

Este curso Introdução a História da Arte é dirigido a alunos iniciantes ou experientes, portanto, estará aberto à participação de pessoas sem conhecimento anterior de História da Arte, mas que pretendam ampliar seu repertório cultural no que tange aos períodos e movimentos de arte na história e suas relações com a sociedade que a promoveu.

DESCRIÇÃO DO PRODUTO
Aula 1 -Pré-História
Paleolítico e Neolítico: manifestações artísticas do homem das cavernas.
Neolítico: o início da razão e da representação do símbolo.

Aula 2 – Arte da Antiguidade
Mesopotâmia: a imagem e o alfabeto visual: o mito do poder.
Antigo Egito: a imagem e poder.

Aula 3 – Arte da Antiguidade Clássica
A arte Grega: o mito da beleza ideal.

Aula 4 – Mito da Beleza Pagã
A arte Romana: da República ao Império.

Aula 5 – O Mito da Beleza Cristã I – Bizantina
A arte didática do Império Cristão.

Aula 6 – O Mito da Beleza Cristã II – Gótica
A representação do “bem” e do “mau” no Gótico da baixa Idade Média.

Aula 7 – Renascimento
O Artista e a Obra no Renascimento antropocentrista;
A nova Arte, a Ciência e Religião.

Aula 8 – Barroco
Conflito entre Sacro e Profano.
O Criador e a Criatura no Barroco.

Aula 9 – Rococó & Neoclassicismo
A arte da Revolução e à serviço do Estado.
Retorno aos ideais clássicos: razão e harmonia.

Aula 10 – Romantismo
O “eu” diante do mundo.
O sentimental se contrapõe ao racionalismo.

Aula 11 – Realismo
A autonomia da arte.
Arte e ideologia.

Aula 12 – O Impressionismo
Tempo e movimento.

Aula 13 – Simbolismo
De um programa estético a uma atitude espiritual na arte.

Aula 14 – Pós-Impressionismo
Precursores do Modernismo.
As influências ao Cubismo, Fauvismo e Expressionismo.

Quem é Espaço Cultural A Coisa

1977 – Graduou-se pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, da qual recebeu a menção de “Melhor Aluno do Ano” que lhe rendeu o convite para integrar o corpo docente na própria Faculdade de Belas Artes. 1976 e 1977 – Freqüentou o curso de História da Arte preparatório para monitores da Fundação Bienal de São Paulo, ministrado por Fábio Magalhães.

Em seguida foi selecionado para trabalhar como monitor durante a Bienal Nacional de 1976 e da Bienal Internacional de São Paulo de 1977.. 1978 – Iniciou sua carreira como docente logo que se formou quando foi convidado pelo então diretor Vicente Di Grado a lecionar na própria Faculdade de Belas Artes de São Paulo, onde acabara de concluir sua graduação. Ingressou no curso de Bacharelado em Pintura para substituir o prof. João Calixto na disciplina Pintura II.

Como professor assistente das profª. Maria Heloisa Ferraz e Elza Ehzenberg lecionou também a disciplina Composição Visual e História da Arte. 1979 – Neste mesmo ano surge o convite para lecionar no curso de Artes Plásticas da Universidade de Ribeirão Preto a disciplina Pintura. Atualmente ainda leciona História da Arte no curso de Comunicação Social.

Neste mesmo ano foi nomeado Delegado Regional de Cultura do Estado, exercendo o cargo até 1982. 1986 – Prestou concurso para ingresso no Mestrado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, no qual foi classificado em primeiro lugar entre os 102 candidatos.

Teve como professores Décio Pignatari, Flávio Motta, Lucrécia Ferrara, Elide Monzeglio, Nestor Goulart Reis Filho, …. 1989 – É nomeado Diretor de Atividades Culturais da Secretaria Municipal de cultura de Ribeirão Preto, exercendo o cargo até 1992. 1991 –

Defendeu seu Mestrado “A Realidade Transitória da Cor no Espaço Arquitetônico: Uma Experiência de sua Introspecção” na FAU-USP com nota máxima. 1999 até 2002 – Freqüentou o curso de Doutorado em Poéticas Visuais na Escola de Comunicações e Artes da USP de sem, contudo, concluí-lo.
Para continuar conhecendo este curso visite o site:

No entanto o conteúdo do curso pode sofrer algumas alterações e as vagas poderão ser limitadas. Por isso acesse o site do produtor para mais informações.
Então Onde posso comprar este Curso? clique aqui para saber mais.

Você pode visitar o site oficial no botão abaixo. Neste artigo apenas indicamos cursos e treinamentos. Todavia em caso de dúvidas entre em contato diretamente com o produtor no site e e-mail de suporte.

suporte: espacoacoisa@hotmail.com

Concluindo o Cursos Online são uma excelente opção de melhorar seus conhecimentos e com melhores práticas na matéria abordada.

Além disso geram praticidade, comodidade, consequentemente mais opções de escolha nos horários mais convenientes para você. Resumindo são inúmeras as vantagens em fazer um curso a distância.

Além deste curso conheça outros cursos :

Congresso Brasil Paralelo

Série Brasil – A Última Cruzada Produção Original Brasil Paralelo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *